Perguntas e respostas:

1.  Quais são os pré-requisitos necessários para acessar o ICNET ?

Você deve possuir acesso à Internet e deve ser usado o navegador Microsoft Internet Explorer 4.0 ou superior, e o JVM instalado e ativado. No caso do Windows XP a instalação da JVM é efetuada manualmente bastando seguir as instruções de nosso manual de instalação do JMV.

2.  Como fazer para localizar a página/site do ICNET ?

A página/site do ICNET deve ser acessada pelo endereço: www.icnet.com.br

3.  O que devo fazer quando não estou conseguindo acessar a página do ICNET ?

Verifique se a página está sendo digitada corretamente: www.icnet.com.br

Verifique se está conseguindo acessar outra página qualquer na Internet. Problemas de acesso a Internet devem ser verificados diretamente com o seu provedor de acesso.

4.  Como alterar minha senha ?

O usuário e senha de acesso ao ICNET são gerados durante a criação de sua caixa postal e podem ser alterados através da opção senha do menu principal.

Lembre-se: o ICNET diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

Para compor a senha não são permitidos: acentos, espaços ou caracteres especiais.

1. Menu principal

2. Senha

5.  O que devo fazer quando não estou conseguindo acessar a página do ICNET ?

Como o ICNET diferencia letras maiúsculas e minúsculas verifique se não esta digitando incorretamente sua senha e se mesmo assim a mesma não funcionar basta entrar em contato com a Central de Atendimento para alteração de sua senha.
(0xx11) 3062-7022 - SP e Grande SP
0800 131323 - Demais Localidades

6.  Como enviar um arquivo ?

Ao acionar a opção "Enviar" o sistema verificará as informações de arquivos para envio. As telas a seguir demonstram os procedimentos necessários.

1. Menu principal

2. Ao acionar a opção ENVIAR o sistema carrregará esta página que solicitará a confirmação por parte do usuário.

3. Neste momento os arquivos estão sendo submetidos ao servidor de mensagens da Interchange.

4. Caso nenhum problema ocorra no envio dos arquivos a seguinte tela de sucesso será apresentada. As informações do envio estão disponíveis no Diário de Bordo.

7.  Como receber um arquivo ?

O processo de recepção é executado de maneira inversa ao processo de envio, ou seja, é realizada uma verificação no servidor de mensagens da Interchange a fim de constatar a existência de arquivos. As telas a seguir demonstram os procedimentos necessários.

1. Menu principal

2. Ao acionar a opção CONFIRMAR o sistema verificará a existência de mensagens disponíveis na caixa postal. Caso nenhum arquivo seja encontrado, uma mensagem será exibida para o usuário.

3. Neste momento os arquivos foram recebidos pelo sistema, porém encontram-se compactados onde é necessário acionar a opção DISPONIBILIZAR para que os arquivos sejam descompactados nos diretórios pré-definidos.

4. Ao receber esta mensagem o usuário está liberado para utilizar os arquivos. As informações da recepção estão disponíveis no Diário de Bordo.

8.  Como confirmar o envio e recepção no Diário de Bordo ?

A opção de Diário de Bordo funciona como um histórico de todos os envios e recebimentos que foram executados pelo sistema. As informações de arquivos, parceiros e outros dados serão apresentados ao usuário para que ele identifique os status das mensagens. Estes status podem ser facilmente verificados através da coluna de semáforo, onde as cores verde, amarelo e vermelho correspondem a mensagens enviadas/recebidas com sucesso, em andamento, e mensagens com problemas. Da tela de diário de bordo o usuário poderá acionar outras telas correspondentes. Ao clicar no semáforo, poderá ser visualizado o detalhe do registro de diário e se o objeto lupa for clicado o usuário verá as informações correspondentes à mensagem selecionada.

1. Menu principal

2. Tela Principal do Diário de Bordo, todas as informações referentes a envios e recebimentos de arquivos podem ser visualizadas nesta tela. A coluna de semáforo tem papel fundamental onde a cor verde, amarelo e vermelho correspondem a mensagens enviadas/recebidas com sucesso, em andamento ou com problema.

3. Eventos da etapa de ENVIO


Upload: Etapa de Envio da mensagem do computador do cliente
Preparação: Etapa realizada no Servidor para compactação do arquivo
Submissão: Etapa em que o arquivo é disponibilizado para o envio
Envio: Etapa em que o arquivo é enviado para o destinatário
Notificação de Entrega: Confirmação emitida quando o arquivo é recepcionado pelo destinatário. Esse item é opcional de acordo com a necessidade do usuário.

4. Eventos da etapa de DISPONÍVEL


Disponível: Etapa que informa que o arquivo esta disponível para recepção
Disponibilização: Etapa realizada no Servidor para descompactação do arquivo
Download: Etapa de Recebimento da mensagem no computador do cliente

5. Informações disponíveis na lupa


Evento: Pode ser ENVIO ou DISPONÍVEL de acordo com o evento consultado
Data/Hora: Data e hora do evento
Identificação: Nome atribuído à mensagem trafegada pela Interchange
Documento: Nome atribuído pela Interchange ao tipo de arquivo trafegado
Quantidade: Quantidade de registros do arquivo
Tamanho: Tamanho em bytes do arquivo
BP: Atributo do arquivo que define como o mesmo será trafegado pela Interchange
Arquivo: Caminho de geração ou recepção do arquivo

Perguntas Frequentes